segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Ladrilho Hidráulico: Um resgate ao passado

Foi no início do século XX que o ladrilho desembarcou no Brasil. Trazido pelos construtores italianos que vieram atender a grande demanda da construção de São Paulo, difundiu-se largamente por todo o casario do pais.
O ladrilho é produzido através de um processo artesanal de prensagem que pouco se alterou desde sua criação, permitindo que cada peça seja exclusiva. Por se tratar de um produto feio peça a peça são comuns variações de tonalidade e tamanho, tornando o produto único, trazendo uma sensação de rusticidade e nostalgia. É recomendado para revestimento de pisos e paredes, ambientes internos e externos, privados ou públicos, pois sua resistência é extremamente alta.
Seu assentamento requer alguns cuidados especiais, pois é produto extremamente poroso, tendo assim sua absorção muito alta a qualquer tipo de material; água, sujeira, molhos, etc...portanto é recomendado a impermeabilização do piso e de todo contra piso que esteja em contato direto com o solo, pois existe a possibilidade da umidade ser absorvida pelo.ladrilho e reagir com o impermeabilizante aplicado sobre ele, criando eventuais "manchas brancas."
Informações técnicas

Dimensão do rejunte ideal:
            O ladrilho hidráulico tem na sua tradição o assentamento com junta seca.

Forma de assentamento:
            Seu assentamento requer alguns cuidados especiais, pois por se tratar de um material artesanal não existe padronização na altura da peça, que tem em media 17mm com variação de +- 1mm.
 Deve-se, portanto compensar esta diferença no seu assentamento com o aumento / diminuição de argamassa colante sob sua base.
Em pisos claros recomenda-se o uso de argamassa colante branca.

Resistência:
            A Resistência ao desgaste do ladrilho é extremamente alta. É inclusive recomendado para calçadas públicas.
            A linha Rusticatto e Riscatto tem ainda a característica de serem antiderrapantes

Preparo do contrapiso:
            Não esquecer que o ladrilho é mais grosso que uma cerâmica convencional, portanto deve-se prever esta diferença na hora de executar a regularização do contrapiso
            É recomendável a impermeabilização de todo contrapiso que esteja em contato direto com o solo, pois existe a possibilidade da umidade do solo ser absorvida pelo ladrilho e poderão ocorrer manchas brancas devido a infiltração de água.

Impermeabilização:
           Como todo piso rústico, o ladrilho também necessita de uma proteção, que pode ser dada tanto com o uso de uma  Resina Acrílica ou para casos que não necessitem de muita praticidade, existe o processo tradicional (no sentido de resgatar as origens) com o uso de cera incolor comum. Havendo porém, no início, a necessidade de um grande número de aplicações.

Manutenção:
            Cera: Semanalmente
            Resina: Dependendo do tráfego de 1 a 3 anos.




Esse material você pode encontrar na CERAMISTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário